sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Doação de medula óssea

Muitas e muitas pessoas, no Brasil e no mundo, diariamente lutam contra a leucemia. Essas pessoas contam, acima de tudo, com a solidariedade de outros seres humanos, que se disponham a oferecer suas medulas. Um jovem chamado Vinícius Lise está passando por este desafio. Ele é sobrinho do meu padrinho, e está, com muita alegria e bravura, encarando esse momento da sua vida. 

O amigo leitor do DC pode ajudar nessa empreitada. Pode, com um gesto, ajudar a salvar uma vida. Por isso, peço a sua atenção para o procedimento de teste e doação de medula óssea. Você pode trazer mais esperança e alegria para o Vinícius e todas as outras pessoas que estão encarando esse adversário chamado leucemia.

Como ajudar?* 

Pois bem, o teste de compatibilidade para doação de medula óssea pode ser feito no hemocentro da sua cidade. O pré-requisito para o doador é ter entre 18 e 55 anos. No local, será coletada uma quantidade de 5 ml de sangue, pelo braço, e o potencial doador preencherá uma ficha de informações pessoais. Após isso, o sangue será tipificado por meio de exame de histocompatibilidade (HLA). Os dados serão cruzados com os dos pacientes que necessitam do transplante de medula.

Uma vez que tal compatibilidade seja encontrada, haverá a necessidade de novos exames de sangue. Se esses exames corroborarem a compatibilidade, o potencial doador será consultado para confirmar o desejo de realizar a doação.

Peço aos leitores do DC que puderem ajudar, que façam esse gesto humano, bonito. Ajudem não só o o Vinícius, mas todos aqueles que estão bravamente lutando, a vencer este adversário. A página da campanha de doação dele é https://www.facebook.com/pages/Doe-Medula-%C3%93ssea-Campanha-Vinicius-Lise/150012618529440?fref=ts

Ao Vinícius, desejo força, perseverança e esperança. Ele pode, e vai vencer.

.Um fraterno abraço a todos.

*Informações fornecidas por Fernanda Lise, enfermeira e tia do Vinícius.

Nenhum comentário: