quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Vem aí o livro "Identidade Xavante"

O Brasil de Pelotas é uma das grandes forças do futebol do interior do Rio Grande do Sul. Primeiro Campeão Gaúcho, em 1919, o clube construiu, ao longo dos seus cem anos de vida, uma história riquíssima, marcada por momentos doces e amargos, mas, acima de tudo, jamais perdeu sua identidade de time dono de uma torcida absolutamente apaixonada (disparadamente a mais fiel do interior).

É exatamente esta a maior marca, o maior patrimônio do Brasil: a sua torcida. Na alegria ou na tristeza, ela, a massa xavante, está sempre ao lado do time. Seja na vitória histórica de 1950, em pleno Estádio Centenário, contra a Celeste Olímpíca que viria a ser Campeã do Mundo naquele mesmo ano, seja nas duríssimas peleias pelos campos do interior gaúcho, o amor dos xavantes é o mesmo. Seja na vitória contra o Flamengo de Zico, numa semifinal de Brasileirão em 1985, seja na dor da tragédia que vitimou, além do então preparador de goleiros, Giovani Guimarães e do jogador Régis, o eterno ídolo Cláudio Milar, a massa nunca abandonou este clube. 

Esta é, pois, a essência do Brasil: trata-se de um clube movido por amor. Fundada em 7 de setembro de 1911, a agremiação comemora, neste ano, o seu centenário. E, evidentemente, este momento não poderia passar em branco: tem que ser em vermelho e preto. Por isso mesmo, a Editora Textos lançará, no dia 10 de dezembro, o livro "Identidade Xavante", retratando, em 228 páginas e 300 imagens, todos os principais momentos do clube detentor da maior e mais apaixonada torcida do interior do Rio Grande do Sul. O evento acontecerá no Quiosque Nelson Nobre Magalhães, no calçadão da Rua XV de Novembro, em Pelotas.

Recomendo este livro não só aos torcedores do Xavante, como também a todos aqueles que são apaixonados por futebol. É mais do que um livro: trata-se uma peça para colecionadores, com qualidade gráfica e de material de primeiríssima linha. Quem se interessa pela história do futebol gaúcho e brasileiro não pode negligenciar esta obra.  

Vale ressaltar, ainda, que todo o lucro obtido pelas vendas do livro será remetido à Associação Cresce, Xavante!, que destinará estes recursos para um novo projeto de reestruturação das arquibancadas do Estádio Bento Freitas, casa do Brasil. 

O livro poderá ser encontrado na loja virtual Cresce, Xavante! (www.crescexavante.com/produtos), na secretaria do clube (Rua João Pessoa, 694, Centro de Pelotas), ou na loja Tribo Xavante (Rua Sete de Setembro, 244, Pelotas).

Para mais informações sobre o clube e o livro, acesse:
Site Oficial do Grêmio Esportivo Brasil: http://www.gebrasil.com.br/
Site Oficial do livro "Identidade Xavante": http://www.identidadexavante.com.br/
Site da Associação Cresce, Xavante!: http://www.crescexavante.com/

5 comentários:

Anônimo disse...

baita livro! baita torcida!

Anônimo disse...

FORÇA XAVANTE!!!!!!!

Bruno Mello Souza disse...

Olá, Anônimo!

Sem dúvida, é um baita livro, é uma baita torcida.

Sou colorado, mas admiro muito o Brasil e sua torcida. A devoção que o torcedor xavante tem pelo clube é comovente.

Parabéns ao Brasil, por ser o clube que é, e por ter a torcida que tem.

Xavante Munhoso disse...

Xavante Munhoso na área... Gol do Brasil!
Não há como falar do G. E. Brasil sem falar da sua magnífica Torcida. Há quem diga, inclusive, que o Brasil não é um Time que tem uma Torcida e sim uma Torcida que tem um Time. Durante as pesquisas para elaborar esta bela obra, descobriu-se 63 torcidas organizadas a demonstrar a imensa paixão do torcedor Xavante. Estes grupos não limitam-se a Princesa do Sul. Mesmo longe do pago, o Rubro Negro procura fortalecer-se através de Núcleos e entre os mais ativos estão o Onda Xavante (Porto Alegre/RS), o Xasc (Xavantes de Sta. Catarina), o Xapa (Xavantes do Paraná), o XaSampa (São Paulo) e o XavanRio (Rio de Janeiro) todos prontos para acompanhar e torcer quando o Brasil joga por suas bandas. Uma prova inconteste desta paixão desenfreada, alegre e perene.

Bruno Mello Souza disse...

Olá, Xavante Munhoso!

Muito bacana saber dessas iniciativas da torcida do Brasil, marcando território em diferentes lugares. Isso agrega muita força ao clube, podes ter certeza.

Um grande abraço!