domingo, 28 de agosto de 2011

Gre-Nal que define rumos

O Gre-Nal desta tarde no estádio Olímpico, que fecha o primeiro turno do Brasileirão, é um jogo que pode definir de maneira fundamental os rumos de Inter e Grêmio no certame.

Pelo lado do Colorado, uma vitória significa importante sobrevida no campeonato, agregando força na briga pela Libertadores, e perspectiva de título. Para o Grêmio, vencer significa respirar na luta para fugir do rebaixamento, e representa muito do ponto de vista anímico: superar o arqui-rival, recém vindo de um título internacional, motivaria muito time e torcida.

Ao contrário do que algumas pessoas têm dito, não vejo favoritismo do Inter no clássico. É o tipo de jogo em que tudo pode acontecer. O time colorado é melhor que o do Grêmio, mas não é tão melhor quanto se pensa. Tem ainda sérios e persistentes defeitos, principalmente no setor defensivo. E estará bastante desfalcado. Além disso, o tempo chuvoso e o gramado pesado tendem a nivelar o confronto, tornando-o um jogo menos de qualidade técnica e mais de embate físico, de gana, de raça, como geralmente um Gre-Nal já é por sua própria natureza.

Dentro dessa expectativa de equilíbrio e imprevisibilidade, porém, desponta um personagem que pode desequilibrar tudo: Leandro Damião, obviamente. Em fase iluminada, o centroavante colorado pode ser o diferencial do clássico. Auxiliado por Oscar e Andrezinho, que se sai muito bem em Gre-Nais, pode infernizar a defesa do Grêmio, e desenhar boas perspectivas para o Inter na partida.

Certo mesmo é que os rumos de Internacional e Grêmio passam por este jogo. A dupla encontra-se numa encruzilhada, cada time em suas circunstâncias, entre céu, purgatório e inferno. Inter no céu ou no purgatório? Grêmio no purgatório ou no inferno? São questões bastante inquietantes para as duas torcidas. E essas questões estarão, pelo menos parcialmente, respondidas no final da tarde deste domingo...

.............................................................................................
* O DC está concorrendo ao Prêmio Top Blog 2011. A votação do primeiro turno vai até o dia 11/10/2011. O link para o voto encontra-se à direita da tela. Participe! Vote! Divulgue!

Nenhum comentário: