sábado, 13 de agosto de 2011

Dorival

Depois de uma longa novela, quase um mês após demitir Falcão, com idas, vindas, e muitas especulações, o Inter anunciou ontem seu novo treinador: será Dorival Júnior.

Não é um treinador de meu total agrado. Acho que o Colorado precisava de alguém com mais estofo, currículo e autoridade, que pudesse ter mais capital simbólico para se impor diante do grupo de jogadores e bancar posições frente à direção. Particularmente, acredito que Paulo Autuori teria melhores condições para isso, embora também não fosse o treinador dos meus sonhos. Porém, com a negativa dos árabes em liberá-lo, Dorival voltou a ser a principal opção.

Dorival Júnior é bom treinador. Fez bons trabalhos, principalmente no Cruzeiro, no Vasco, levando a equipe carioca de volta à elite do futebol brasileiro, e no Santos, onde montou o badalado time do primeiro semestre do ano passado. Porém, perdeu a queda de braço com as malcriações de Neymar. Não teve força para bancar sua posição. No Atlético Mineiro, sucumbiu frente a um elenco cheio de medalhões. Dizem as más línguas que, inclusive, os atletas do Galo fizeram corpo mole para derrubá-lo.

É nesse ponto que me preocupa o perfil de Dorival. É um sujeito competente, honesto, ético, bom caráter, e com boas ideias de futebol. Mas vai encontrar no Inter um elenco de "cobras criadas", jogadores com currículo e que se acham no direito de possuir titularidade vitalícia, como, por exemplo, Bolívar. O novo treinador também terá que enfrentar o misterioso caso Wilson Mathias, um volante que não joga nada mas goza de imenso prestígio junto à diretoria. Será que ele conseguirá peitar essas imposições, que só fazem prejudicar o Inter dentro de campo?

Dorival Júnior pode, sim, fazer um ótimo trabalho no Colorado. Mas, para isso, terá que ter todo o respaldo dos dirigentes para quebrar certas relações viciosas que parecem contaminar o vestiário do clube, respaldo este que Falcão não teve. Ele tem que ter liberdade para implantar as suas ideias, sem interferências de cima, e sem se tornar refém dos caciques do elenco.

Desejo sucesso ao novo treinador colorado, e que ele consiga, rapidamente, reorganizar a equipe, para que se possa sonhar com vôos mais altos no Campeonato Brasileiro, e com o Bi da Recopa. Ainda dá para salvar a temporada. Mas tem que deixar o homem trabalhar. E mexer nas feridas do time, mesmo que arda um pouco.

............................................................................................
* O DC está concorrendo ao Prêmio Top Blog 2011. A votação do primeiro turno vai até o dia 11/10/2011. O link para o voto encontra-se à direita da tela. Participe! Vote! Divulgue!

5 comentários:

Patryck - Admin. disse...

E ai blz, gostei do seu blog! E até votei naquele negocio de blog do ano! Estopu seguindo o seu também. Segue o meu e vote no blog do Ano fazendo favor! O link é: http://fcgols.blogspot.com/

(achei o teu no orkut)

Bruno Mello Souza disse...

Olá, Patryck.

Muito obrigado pelo voto, e também por seguir o DC!

Tua participação sempre será bem-vinda!

Abraço.

Patryck - Admin. disse...

Obrigado Bruno Mello, sempre que puder darei uma passadinha aqui também.

Patryck - Admin. disse...

Aqui eu tenho uma amiga que tem um blog, se você seguir ela te segue, o link é: http://merfotoevideo.blogspot.com/

Vlw

Bruno Mello Souza disse...

Valeu, Patryck.

Vou dar uma olhada no blog da tua amiga, sim!

Abraço.