domingo, 11 de julho de 2010

Final da Copa

Hoje à tarde conheceremos o mais novo sócio do seleto clube dos campeões da Copa do Mundo. Holanda e Espanha jogarão com o intuito de entrar para a história. São dois bons times. Mas são dois times que não encantaram nem comoveram em momento algum da competição. Chegaram porque foram competentes. De maneiras diferentes.

A Espanha pratica um tipo de futebol que eu particularmente não gosto. É um time que tenta jogar bonito, fazer golaços, entrar com bola e tudo na goleira adversária. A seleção espanhola é adepta do futebol tico-tico-no-fubá. É um paradoxo, pois, jogando esse futebol pouco objetivo, consegue ser bastante eficiente.

Do outro lado, está a Holanda. Apresenta um futebol muito mais prático. Pratica um futebol ofensivo na medida em que precise de gols. Tendo a vantagem no marcador, não se envergonha de tocar a bola, tocar a bola, tocar a bola, tocar a bola, tocar a bola, tocar a bola, tocar a bola... A seleção holandesa é pragmática. E com este pragmatismo, ganhou todos os seus jogos até agora. É eficiente de forma diferente da Espanha.

Vou torcer pela Holanda. Dentre os dois estilos, é o que prefiro. Não gosto de futebol cheio de floreios e firulas. Sou adepto da praticidade, da marcação, da capacidade de decisão. Além do mais, a Holanda tem mais história nas Copas. Já fez belas campanhas, foi vice-campeã duas vezes, e sempre aparece como equipe de respeito em qualquer competição que dispute. Por seu turno, a Espanha nunca fez grandes campanhas, a despeito de sempre ser apontada como favorita das Copas. Mesmo com a Espanha sendo tecnicamente mais apreciável, a Holanda tem um merecimento histórico muito maior.

Por fim, uma curiosidade. Qualquer que seja a seleção que ganhe a Copa, o capitão que venha a erguer a taça será um dos derrotados pelo Inter no Mundial Interclubes. O espanhol Puyol era o capitão daquele Barcelona versão 2006, enquanto o holandês Van Bronckhorst era o lateral esquerdo titular daquela equipe. Esta final, com qualquer desfecho, trará doces lembranças para a torcida colorada.

Nenhum comentário: