terça-feira, 30 de junho de 2009

Um gigante chamado Fernando Carvalho

Todos sabem a importância histórica que Fernando Carvalho tem para o Sport Club Internacional. É o maior dirigente de toda a gloriosa existência do Inter até hoje. Pegou um clube estraçalhado por gestões que tratavam o colorado como time pequeno, para elevá-lo ao que é hoje, devolvendo-o o status e o prestígio que sempre caracterizaram o Internacional.

O vídeo apresentado pelo atual vice de futebol do Inter é esclarecedor (ver http://www.hotmedia.com.br/tvinter/420-4253). Ali, fica evidente, cristalino, gritante, aquilo que muitos já sabiam mas não se prestaram a provar por a+b: o Corinthians conta com arbitragens favoráveis a si. Isso sem contar as manobras políticas escancaradas, como a anulação das partidas de 2005. Apenas naquilo que é visível a todos, dentro das quatro linhas, pode-se confirmar, pelo somatório um tanto estranho de "coincidências", que o único time grande paulistano que nunca ganhou Libertadores obtém muitas, muitas, e muitas vantagens. Em suma, para os homens do apito, vale uma regra, um padrão inegável: na dúvida, pênalti para o Corinthians; na dúvida, não é pênalti contra o Corinthians.

Ontem, a Rede Globo manifestava todo o seu desespero com a arrojada atitude de Fernando Carvalho. Desvirtuou o assunto, focou as coisas na atitude em si do dirigente, minimizou o conteúdo daquilo que foi tratado. Bem o tipinho da Plim Plim. Ela sempre foge dos assuntos que não a interessam. Tipo aquela auto-amnésia-propositada de quem vira e mexe defende a democracia em seus telejornais, deixando de lado, debaixo de algum tapete ou dentro de alguma gaveta, o fato de ter apoiado e tirado inúmeros benefícios da ditadura no Brasil.

De um jeito ou de outro, o vice de futebol colorado conseguiu criar uma fiscalização coletiva, mesmo que involuntária, de todo o país, para a lisura e o bom comportamento da arbitragem no jogo de amanhã. Estarão todos um pouco mais atentos para os homens de preto na finalíssima. Foi um golpe de mestre desse gigante chamado Fernando Carvalho.

Nenhum comentário: