terça-feira, 19 de maio de 2009

Maísa e Silvio

Silvio Santos nunca foi uma pessoa rica em bom senso. Já foi um aventureiro candidato à presidência (e o pior é que, se não tivesse tido a candidatura impugnada, ganhava), já colocou o Rambo a competir com o Rambo no mesmo dia e horário num duelo curioso e histórico com a Rede Globo, e é um cara meio, digamos, estranho. Qualquer dia ele acorda com um humor diferente e resolve tirar ou colocar este ou aquele programa do ar, ao seu bel-prazer.
Mas nos últimos tempos o homem do Baú tem se superado. Sílvio Santos é um completo sem noção. Um grande Joselito. O que ele vem fazendo com Maísa é uma violência psicológica absurda e descabida. Até é engraçado ver uma criança chorando. Fato. Mas não é certo. E não é aceitável. Os traumas que podem ser gerados em Maísa são incomensuráveis. Não acredito que ela vá, de fato, ficar afetada: ela mostra-se incrivelmente extrovertida e, digamos, bem-resolvida. Em excesso para uma criança do tamanho dela, inclusive.
Entretanto, o fato de uma criança ter o discernimento que ela parece ter não justifica as atitudes debilóides de Silvio Santos. Qualquer hora ele vai derrubá-la com uma rasteira e ficar rindo alucinadamente, com a guria estabacada no chão.
Já manifestei em outra ocasião, no já longínquo 24 de setembro de 2008, aqui no Dilemas Cotidianos mesmo, que não tenho muita simpatia pelo que Maísa representa para as crianças do Brasil (http://dilemascotidianos.blogspot.com/2008/09/masa-e-os-padres.html). Agora, está acontecendo o que parecia inevitável: a situação tá degringolando. Silvio Santos e o SBT não acharam limites para a exploração do fenômeno midiático que se tornou a menina, e agora, estão sofrendo um justo bombardeio pela exacerbação de tudo o que se refere à Maísa.
Acima de tudo, Maísa é uma criança. Mais do que um produto, mais do que dinheiro, mais do que uma celebridade alucinógena, Maísa é um pequeno ser humano, que está formando seu caráter e seus valores, que tem vontade de brincar, que sente dor de barriga, e que deve adorar comer um Danette. Não é certo o que está sendo feito com essa criança. Todo mundo aplaudia e achava bonitinho. O resultado agora é esse. E as pessoas parecem ter tido um espasmo de lucidez com os incidentes ocorridos nos dois últimos domingos. Felizmente. E Silvio Santos? Terá ele tido também o seu espasmo de lucidez, com tudo o que está sendo dito? Ou vai ficar mais Joselito do que nunca? Só os próximos domingos dirão.

Nenhum comentário: