quinta-feira, 23 de abril de 2009

Desespero

Ontem, o Inter fez mais uma vítima, tocando 5 a 0 no esfrangalhado Guarani de Campinas, e jogando, mais uma vez, um futebol próximo à perfeição. Determinados setores da imprensa transparecem um certo desespero com o momento vivido pelo Inter. Existe um despeito, um recalque latente, proveniente de alguns coraçõezinhos tricolores. E a parte azul da imprensa somente faz revelar o ódio e a angústia da torcida gremista perante a superioridade avassaladora do Inter. Tentam desmerecer, sem lá muito sucesso, o que o Inter vem fazendo, chamando de fracos os adversários colorados, chamando o Gauchão de Ruralito, dizendo que Copa do Brasil é uma porcaria, lembrando repentinamente a eliminação colorada na Libertadores de 2007 como um "vexame histórico", comparando o time colorado com LDU e Once Caldas, e desmerecendo a Sul-Americana como competição que time grande não quer ganhar. Enfim, estão desesperadamente atirando para absolutamente todos os lados.
Numa hora dessas, em que tanta bobagem vem sendo dita, permito-me colocar os pingos nos devidos is. É importante colocar ordem na casa, pois o lado azul da força tem por hábito repetir mentiras e balelas até que todos as tenham internalizado. Então, como diria Jack, vamos por partes. Vou até separar em tópicos, assim, ó: a, b (de "b" a tricolagem entende bem, é ou não é, cara-pálida?), c, d... Em cada tópico responderei a uma das besteiras atualmente propagadas. Então, vamos lá:
a. Adversários do Inter são fracos. Sim, realmente são fracos. Todos os times que o Inter pegou no ano são inexpressivos. Mas, cá entre nós: jogamos o mesmo campeonatos estadual, nénão? Vai ver, fortes são o Aurora e o Boyacá Chicó... Vai gostar assim de um mundo paralelo lá em Punta del Este...
b. Gauchão é ruralito. Só há uma pergunta que atormenta minha cabeça, e que não me deixa dormir em paz: o que o Grêmio ganhou nos últimos 8 anos, à exceção do Ruralito?
c. Copa do Brasil é uma porcaria. Concordo. É um torneiozinho que só serve como trampolim para jogar Libertadores. Propícia para conquistas de times pequenos, vide Santo André, Paulista, Grêmio, Juventude, Criciúma... Mas, nesse sentido, reformulo a questão do tópico anterior, que cria uma situação mais constrangedora para os coperos y peleadores: o que o Grêmio ganhou, nos últimos 13 anos, que não seja essa porcaria de Copa do Brasil e o Ruralito? Daqui a 2 anos acho que vai ter baile de debutante por aí...
d. "Vexame histórico" na Libertadores 2007. Óbvio que não foi boa a campanha do Inter na Libertadores daquele ano. Mas foi, por exemplo, a mesma do tricolor da Azenha em seu respectivo grupo. Detalhe: O Grêmio fez 10 pontos num grupo contra Tolima e Cúcuta. O Inter fez 10 pontos num grupo que tinha também Velez Sarsfield e Nacional de Montevidéu. Tirem suas próprias conclusões...
e. Inter, LDU e Once Caldas. Tanto o time equatoriano quanto o colombiano foram campeões da Libertadores. E só. O Inter ganhou Libertadores, Recopa, Copa Sulamericana, Mundial FIFA e Copa Dubai. Bem igualzinho, né?
f. Times grandes desprezam a Sulamericana. Para isso, basta uma pequena pesquisa no You Tube, procurando imagens das finais da Copa Sulamericana de 2004 e 2005, anos em que o Boca Juniors foi campeão do certame. Prestem atenção em como a Bombonera tava vazia, em como a torcida tava desanimada, na atitude blasé dos atletas do time argentino ao comemorarem o título. Claro, isso tudo na visão do Fantástico Mundo Tricolor. Aquele mesmo, em que ganhar do Náutico um título de segunda divisão é motivo de orgulho e até de dvd e livro...
Acredito que tudo esteja bem esclarecido nessa altura do campeonato. É bom de vez em quando fazer uma faxininha, colocar cada coisinha em seu devido lugar, bonitinho. É um dever que supera inclusive o coloradismo. É um dever cívico. Para o bem da verdade. E, assim, podemos continuar a vida. Torcemos, afinal, por dois times campeões do mundo. Com uma pequena diferença, claro. O Inter é campeão do mundo. Já o Grêmio é campeão do mundo*. Mas deixa pra lá... Eu quero paz e amor.
.............................................................................................................
* Título relativo à Copa Toyota, jogo amistoso promovido pela referida fabricante de veículos, disputado entre os campeões de dois dos cinco continentes do mundo.

Nenhum comentário: